VAMOS JUNTOS?

O NAPESP é um projeto que conta com o apoio institucional do INDEPP e dos profissionais voluntários que cedem, de acordo com suas disponibilidades, um pedacinho do tempo para atender as exigências do projeto.

 

Funcionamos com 3 equipes voluntárias de trabalho. Na sede do INDEPP são realizados todos os trabalhos de triagem e eventuais encontros entre as equipes, já o trabalho clínico e de gestão é feito em rede. Ou seja, integramos os egressos usuários do serviço de psicologia aos psicólogos em seus próprios locais de atuação. 

 

A primeira equipe é formada por psicólogos - Equipe Residente- que atuam nas triagens e no primeiro acolhimento dos egressos usuários. A segunda equipe é formada por psicólogos  – Equipe Ação-  que a partir de seu próprio espaço de trabalho se dispõem a realizar o atendimento dos egressos usuários. A terceira equipe é formada por psicólogos - Equipe Gestão- que atuam para garantir a ordem e a boa execução do projeto, controlando e mediando a relação entres os profissionais, os profissionais e os egressos usuários e a comunidade, garantindo assim um bom funcionamento do projeto.

             Gostou da proposta? Quer se tornar um Psicólogo Voluntário do projeto?

 

                               Veja como participar, há muitas formas de colaborar.

EQUIPE RESIDENTE
EQUIPE AÇÃO
EQUIPE GESTÃO

 

Triar as demandas dos egressos usuários, recolher informações e fazer uma avaliação de demanda.
 

A partir da avaliação da demanda, traçar de acordo com o perfil do egresso usuário a melhor linha teórica a ser trabalhada no caso concreto. 

 

Encaminhar a demanda a um psicólogo voluntário da equipe ação.
 

Ser responsável pelo plano de atendimento do usuário, realizar reuniões de supervisão junto ao psicólogo do caso, para que sejam repassadas as anotações clínicas e para a avaliação da evolução terapêutica.

Quer fazer parte da equipe residente? O tempo e a disponibilidade para comparecer as triagens são essenciais para esta função. São contribuições:

 

 

Receber a demanda da equipe residente e montar um plano individual de trabalho para cada usuário atendido.
 

Realizar os atendimentos com o usuário individualmente ou em grupo, conforme estipulado no plano anterior.
 

Repassar as anotações clinicas para a equipe residente e realizar reuniões de supervisão.
 

Elaborar ao encerramento dos atendimentos um relatório final das atividades desenvolvida com o usuário.

Quer fazer parte da equipe açãoPossuir seu próprio espaço de trabalho e estar disposto a realizar o atendimento dos egressos usuários são essenciais para esta função. São contribuições:

Quer fazer parte da equipe gestãoPossuir disponibilidade de se deslocar entre os diversos bairros do Rio de Janeiro e estar em contato com a comunidade são essenciais para esta função. São contribuições:

Realizar uma entrevista preliminar com os psicólogos da equipe ação e com os psicólogos residentes.
 

Controlar o banco de dados, visitar o ambiente terapêutico disponibilizado para o trabalho.
 

Dar suporte as equipes no trabalho realizado, gerenciar planilhas de horários e atendimento, fiscalizar a execução dos encontros entre residentes e colaboradores.
 

Ser responsável pela comunicação entre o núcleo e a comunidade, pela divulgação dos horários de atendimento da triagem via plataforma online e por eventuais problemas da ordem administrativa.