Perguntas Frequentes

Dos psicólogos 

Quais são os lugares de trabalho das equipes?


A triagem entre o egresso usuário e o membro da equipe residente ocorrerá de forma presencial na sede do INDEPP, localizado na Av. Almirante Barroso, 63 /sala 1815, Centro - Rio de Janeiro. Os atendimentos são distribuidos e realizados nos próprios ambientes de trabalho dos psicólogos da equipe ação e as supervisões são feitas via plataforma de comunicação online- Skype.




Como irei me comunicar com os membros das equipes ?


Todos os encontros entre as equipes são realizados a distância, via plataforma de comunicação online. Por isso, é necessário possuir uma conta Skype para participar do projeto. Isso viabilizará a questão do tempo e a disponibilidade dos profissionais. Algumas reuniões eventualmente, podem acontecer na sede do INDEPP.




Qual abordagem teórica o NAPESP trabalha ?


Sobre o trabalho terapêutico, o núcleo atua através de métodos clínicos diversos que podem variar de acordo com a demanda do sujeito, tempo, disponibilidade de adesão a psicoterapia, aceitação ou rejeição a demanda clínica. São linhas teóricas que utilizamos: terapia psicanalítica, Junguiana, cognitivocomportamental, existencial, corporal, sistêmica, psicodinâmica breve.




Através dos atendimentos será realizado algum tipo de exame, parecer ou laudo sobre o egresso?


A prática de laudos e pareceres está vedada no projeto. O núcleo não se destinará a fornecer nenhum material deste tipo. O projeto não se faz para analisar e julgar, mas para abrir as portas e as possibilidades. De jeito algum corrobora com o lugar do psicólogo avaliador. Temos como norte, ser livre das amarras e demandas repressivas do Judiciário, fugindo do risco de ser mais um instrumento de controle individual das pessoas envolvidas.




Como ficarei sabendo quais serão os dias de triagem e atendimento?


Os dias de triagem são estipulados semanalmente de acordo com a demanda e com a disponibilidade dos profissionais. O voluntário ao preencher o cadastro no banco de dados recebe todas as informações adicionais sobre o projeto.





Dos egressos

Sou egresso do sistema prisional, posso participar do projeto?


O Napesp atende todos os egressos desde que estejam nas seguintes condições: Prisão Albergue Domiciliar, Regime Aberto e Liberdade Condicional. Não há distinção de nenhuma natureza. Atendemos mulheres e homens, independente de orientação sexual, religiosa, racial, idade, delito praticado, etc. Todos aqueles que desejarem ser atendidos serão recebidos pela nossa equipe.




O que eu devo fazer para conseguir ser atendido?


Para que você possa participar do projeto e ser atendido por um dos psicólogos voluntários, você deve comparecer à triagem que acontecerá com hora marcada na sede do INDEPP, na Av. Almirante Barroso, 63/ sala 1815, Centro- RJ​. A marcação pode ser feita pelo telefone ou whatsapp através do número (21) 98389-6309. Posteriormente, você será encaminhado para um psicólogo mais proximo da localidade de sua residência, sendo acompanhado por ele durante toda a trajetória clínica.




Irei ganhar o vale transporte para poder comparecer aos atendimentos ?


O Napesp reconhece imensamente a importância de garantir a viabilidade de deslocamento de todos os egressos. Entretanto, estamos buscando com parceiros o apoio financeiro necessário para poder financiar o transporte até a clínica. Num primeiro momento, viabilizamos apenas dois modais para o comparecimento a triagem.




Sou obrigado a comparecer aos encontros com o psicólogo?


Não. Nenhum egresso é obrigado a participar do projeto. A adesão é voluntária, podendo o egresso deixar de comparecer aos atendimentos a qualquer momento.




Participar do projeto vai me prejudicar ou interferir no meu processo judicial?


Não. O NAPESP não emitirá nenhum documento sobre os atendimentos, resguardando o sigilo de todos que fizerem parte do projeto. Não será feito nenhum controle processual penal sobre frequência, evolução terapeutica, adesão ou rejeição a terapia, perfil psicológico ou previsibilidade de reincidência.





Para saber mais, entre em contato conosco! Mobilize-se!! 

sugestões

opiniões

dúvidas

CONSIDERAÇÕES

PARCEIRO INSTITUCIONAL

Av. Almirante Barroso, 63 /sala 1815

Centro – Rio de Janeiro, RJ​

+55 (21) 3923-5386 

+55 (21) 99737-3616

indepp@indepp.org.br

www.indepp.org.br

  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Facebook Social Icon

Obrigado! Mensagem enviada.